ATAXIA E APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
Resumo
A educação precisa acompanhar as mudanças tecnológicas e fazer
as adequações necessárias para atender as questões relacionadas à
diversidade na escola, principalmente as demandas apresentadas pelos
deficientes, estes cada vez mais presentes nos espaços escolares. Para tanto,
é importante que as instituições de ensino garantam locais com espaços
(centros e núcleos) que assessoram alunos e disponibilizam recursos
pedagógicos e tecnológicos na perspectiva da educação inclusiva. O Instituto
Federal de Educação do Espírito Santo conta com Núcleo de Apoio às Pessoas
com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), que tem por finalidade
desenvolver ações que contribuam para a promoção da inclusão escolar de
pessoas com necessidades específicas. Nesse sentido, a pesquisa teve como
objetivo analisar a atuação do NAPNE no campus Vila Velha e sua contribuição
a uma aluna com grave doença degenerativa (Ataxia do tipo espinocerebelar),
bem como fazer um levantamento dos principais recursos disponibilizados por
esse núcleo e propor ações de inclusão à aluna por meio das tecnologias
assistivas. A pesquisa se pautou na abordagem qualitativa, tendo como
metodologia o Estudo de Caso. A partir dessa experiência, diagnosticamos que
as tecnologias assistivas podem cumprir um papel fundamental, pois o uso
desses dispositivos adaptados possibilitou à discente o desenvolvimento de
novas habilidades proporcionando ao professor e a estudante condições de
ampliar a conquista de resultados mais concretos e significativos no processo
de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Ataxia, Tecnologias Assistivas, Educação Inclusiva
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