EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO E GESTÃO: COMPREENSÃO DOS GESTORES SOBRE AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO EM SERRA∗
Resumo
O estudo objetiva compreender as particularidades e os desafios postos aos
professores/gestores de Educação Física e Educação Especial do município de Serra, em
relação a implementação das políticas de inclusão, por meio de suas narrativas, em uma
ação de formação continuada. A partir do curso de extensão “Formação Continuada de
Professores/Gestores de Educação Física para a Educação Inclusiva”,foi criado um grupo
de estudo denominado Grupo Operativo de Formação (GOF), possibilitando a criação de
um espaço para reflexão-ação-reflexão sobre o processo de inclusão experimentado por
dez gestores e agentes responsáveis pela implementação das políticas de Educação
Especial/inclusão no sistema de ensino dos municípios de Serra, Vitória, Cariacica e Viana.
O curso foi realizado no Laefa/Cefd/Ufes, com uma única turma, no período de fevereiro a
outubro de 2014, em um encontro presencial a cada quinze dias, totalizando 15 encontros.
Para fins deste estudo apresentou-se e discutiu-se somente os dados relativos ao
município de Serra-ES. Os participantes foram dois professores gestores das áreas de
Educação Física e Educação Especial da rede de educação da Serra. Adotou-secomo
caminho metodológico, a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação crítico-colaborativa.
Os dados foram coletados por meio de audiogravação das narrativas dos
professores/gestores e do diário de campo. Como resultado os participantes indicam que
as relações sociais na gestão são conflituosas, geram tensão, mas que com o diálogo e
esclarecimento as coisas ganham uma dimensão mais sensata e vão se ajustando,
organizando as relações de trabalho para o bem comum.
Palavras-chave: Formação Continuada. Gestão. Educação Inclusiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.