ONEESP EM AÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Amanda Costa Camizão
  • Vívia Camila Côrtes Porto

Resumo

Este trabalho se insere no contexto do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) cujo foco é a produção de estudos integrados sobre políticas e práticas direcionadas para a questão da inclusão escolar na realidade brasileira. Tem por objetivo analisar as  narrativas dos professores de educação especial no eixo temático dedicado à discussão da formação de professores na pesquisa do ONEESP, com ênfase na avaliação e suas implicações à formação. Para tanto, elegemos narrativas de professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) do município de Vila Velha, localizado na região metropolitana de Vitória no Estado do Espírito Santo, coletadas a partir de questões disparadoras, em três encontros videogravados, em formato de grupo focal.A “Década da Educação” foi marcada por avanços e retrocessos que precisam ser considerados, pois influenciam diretamente no processo de formação do profissional da Educação. Compreendemos que a formação não se constrói pelo acúmulo de cursos, especializações ou técnicas, mas sim, por meio de um trabalho que reflete a própria prática, que assume um papel interativo e dinâmico.

Palavras-chave: Formação. Professores do AEE. ONEE

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Instituto Nacional de
Estudos e pesquisas Educacionais. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes da educação nacional, 1996.
FREITAS, Marcos Cezar de. A criança pobre e suas desvantagens: o
pensamento social no mundo dos apetrechos. In: SOUZA, Gisele de. (Org.). A criança em perspectiva: o olhar do mundo sobre o tempo infância. São Paulo: Cortez, 2007.
GATTI, B. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores –RBFP, v. 1, n. 1, p. 90-102, mai. 2009.
KASSAR, M. C. M. Percursos da constituição de uma política brasileira de
educação especial inclusiva. Rev. Bras. Ed. Especial,Marília: 2011, v. 17, p. 41-58.
MENDES, Enicéia Gonçalves. Observatório Nacional de Educação
Especial: estudo em rede nacional sobre as salas de recursos multifuncionais nas escolas comuns. Projeto de Pesquisa – Observatório da Educação, edital Nº 38/2010 CAPES/INEP. Brasília, 2010.
PEREIRA, Maria José de Araújo; GONÇALVES, Renata. Afetividade: caminho para a aprendizagem. Revista Alcancead. vol.1, n. 1, p. 12-18. 2010. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/alcance/article/view/669. Acesso em: 13 jan 2013.
PLETSCH, M. A formação de professores para a educação inclusiva:
legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educ. Rev., Curitiba, n 33, 2009. P. 143-156. Editora UFPR.
SHIROMA, E. O. Política de profissionalização: aprimoramento ou
desintelectualização do professor? Intermeio, Campo Grande, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, v. 9, n. 17, p. 64-83, jan./jul. 2003.

Publicado

04-04-2019