O AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE: A ASTRONOMIA EM LÍNGUA DE SINAIS

Autores

  • Ednalva Gutierrez Rodrigues
  • José Arlon da Silva
  • Shenia D’Arc Venturim Cornélio

Resumo

Resumo

Este texto tem como finalidade apresentar dados iniciais de um projeto intitulado “Material bilíngue na alfabetização de crianças surdas”, do Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Educação de Surdos/Ufes, realizado com o Planetário de Vitória, em uma parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo e a Prefeitura Municipal de Vitória/ Secretaria de Educação, em comemoração ao Dia do Surdo/2015. Parte do princípio que a escola, hoje, em parceria com os espaços de educação não formal, cumprem um papel importante na direção de pensar em metodologias de alfabetização de surdos e, consequentemente, materiais adequados a essa nova perspectiva bilíngue, que considerem a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa como partes integrantes em todo o processo. Assim, este projeto visa, por meio da reflexão teórica e do trabalho colaborativo, produzir materiais bilíngues que possam servir de apoio para o trabalho educativo na alfabetização de crianças surdas, fundamentados no texto como ponto de partida e ponto de chegada (GERALDI, 1991), por meio da organização de sequências didáticas, com atividades que devem privilegiar na modalidade escrita, o uso de diversos gêneros discursivos e, na modalidade visual, a produção de diferentes materiais audiovisuais, como vídeos com as histórias e outros disponibilizados na internet. Devido aos limites deste texto, apresentaremos parte do projeto com a fase de produção de um vídeo acessível, com a janela de intérprete de Libras e a gravação do áudio, tendo na literatura infantil “Quando a Lua tomou chá de sumiço, da autoria de Maria Amália Camargo e ilustração de May Shuravel, a desencadeadora deste material.

Palavras-chave: Educação bilíngue. Acessibilidade. Educação não formal.

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Pôster - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas