TENSÕES E INTENÇÕES NO PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CRIANÇA COM TGD ASSOCIADO AO ESPECTRO DE AUTISMO
Resumo
RESUMO
O presente artigo aborda algumas questões relacionadas aos aspectos educacionais que estão implicados na inclusão da criança com transtorno global do desenvolvimento (TGD) associado ao espectro de autismo. Tais questões emergiram numa pesquisa-ação colaborativa-crítica, no qual realizamos durante o mês de setembro a dezembro de 2011 no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Caminhando para o Futuro localizado no Município de Serra Espírito Santo. Na análise dos dados, foram levantados alguns eixos de discussão, para esse artigo, daremos destaque, as tensões e intenções inerentes à inclusão no cotidiano escolar do aluno Luiz, com base, em trechos do diário de campo, registro dos encontros do Ciclo reflexivo de formação e das entrevistas realizadas com as professoras, estagiária e pedagoga. Na fundamentação teórica, recorremos a alguns autores da área Educação Especial na perspectiva da inclusão e da Psicologia histórico-cultural. Se antes os profissionais da escola nos apresentaram apenas tensões, bloqueios e até rejeição no processo de inclusão, após os encontros sistematizados a que chamamos de Ciclo reflexivo de formação, foi possível vislumbrar as intenções, mudanças no agir pedagógico e no olhar para com o aluno. Mostra também que não basta à criança com TGD estar incluída no cotidiano escolar; é preciso que haja uma sistematização, um planejamento entre professores de sala e de Educação Especial, estagiária e pedagoga, dentre outros profissionais, que foque a aprendizagem e a sua participação em todas as atividades curriculares e, sobretudo a sua permanência.
Palavras-chaves: Inclusão, tensões e intensões.
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