DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

  • Lais Perpetuo Perovano
  • Amanda Bobbio Pontara
  • Ana Nery Furlan Mendes

Resumo

RESUMO

A inclusão no contexto escolar surgiu a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) a qual garante a inclusão de alunos com deficiência na sala regular de ensino e serviço especializado para atendê-los. Observa-se, no entanto, que em muitos casos os estudantes apenas se fazem presentes na sala de aula e não tem garantido os direitos previstos em lei. A carência de material adaptado aliado a outros fatores como formação do professor e falta de adaptação curricular acabam por dificultar a aprendizagem de alunos com algum tipo de deficiência. Este texto relata o trabalho desenvolvido em uma escola da rede estadual do município de Linhares – ES, onde foram confeccionados materiais didáticos de química na perspectiva de inclusão. Os materiais foram elaborados visando um aprendizado mais atraente e significativo e foi resultado de uma parceria entre a professora de química, professoras da sala de recursos e alunos do ensino médio. Foram confeccionados modelos atômicos táteis, um bingo e um dominó adaptado a Libras (Língua Brasileira de Sinais). O desenvolvimento do projeto foi importante uma vez que na escola havia poucos materiais de química adaptados. Apesar das limitações existentes como a falta de tempo para o preparo de atividades inclusivas e a pouca capacitação dos docentes, é desejável que esses materiais sejam cada vez mais utilizados pelos professores em todos os níveis de ensino. Espera-se que estes materiais possam servir de modelo para outros profissionais da área de educação que se dedicam a educação inclusiva.

Palavras chave: Ensino, jogos e inclusão.

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Pôster - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas