DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Resumo
RESUMO
A inclusão no contexto escolar surgiu a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) a qual garante a inclusão de alunos com deficiência na sala regular de ensino e serviço especializado para atendê-los. Observa-se, no entanto, que em muitos casos os estudantes apenas se fazem presentes na sala de aula e não tem garantido os direitos previstos em lei. A carência de material adaptado aliado a outros fatores como formação do professor e falta de adaptação curricular acabam por dificultar a aprendizagem de alunos com algum tipo de deficiência. Este texto relata o trabalho desenvolvido em uma escola da rede estadual do município de Linhares – ES, onde foram confeccionados materiais didáticos de química na perspectiva de inclusão. Os materiais foram elaborados visando um aprendizado mais atraente e significativo e foi resultado de uma parceria entre a professora de química, professoras da sala de recursos e alunos do ensino médio. Foram confeccionados modelos atômicos táteis, um bingo e um dominó adaptado a Libras (Língua Brasileira de Sinais). O desenvolvimento do projeto foi importante uma vez que na escola havia poucos materiais de química adaptados. Apesar das limitações existentes como a falta de tempo para o preparo de atividades inclusivas e a pouca capacitação dos docentes, é desejável que esses materiais sejam cada vez mais utilizados pelos professores em todos os níveis de ensino. Espera-se que estes materiais possam servir de modelo para outros profissionais da área de educação que se dedicam a educação inclusiva.
Palavras chave: Ensino, jogos e inclusão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.