AUTISMO E EDUCAÇÃO INFANTIL: O DIAGNÓSTICO, A FAMÍLIA E AS POSSIBILIDADES DA PRÁTICA EDUCATIVA.
Resumo
Este estudo teve por objetivo compreender como o diagnóstico impacta a
família de uma criança com autismo e as possibilidades de atuação pedagógica
em relação a essa criança na visão dos profissionais que trabalham com ela no
Cmei. A fim de conhecer as possibilidades das práticas educativas, tem como
objetivos específicos: Conhecer a maneira como o autismo é diagnosticado;
Compreender como o laudo afeta a família e sua relação com a criança com
autismo; Identificar como os profissionais da educação infantil vêem a criança
com diagnóstico de autismo e as possibilidades de sua inclusão escolar. Nesse
sentido, fizemos uma pesquisa exploratória considerando a visão dos
professores sobre as práticas educativas orientadas para as crianças com esse
transtorno em um Centro de Educação Infantil, em Vitória/ES. Como aporte
teórico da pesquisa abordamos a psicologia histórico-cultural. Buscamos
compreender os significados de como o diagnóstico de autismo afeta a família:
como vivencia esse momento, os significados do autismo, as expectativas e
receios em relação à escola. Consideramos que após o diagnóstico, o estresse
decorrente da mudança do funcionamento familiar, as dificuldades econômicas,
a sobrecarga emocional dos familiares e o excesso dos cuidados exigidos pela
criança com autismo trazem um impacto nos grupos familiares que possuem
um membro com a síndrome. Ressaltamos a importância das redes de apoio
para a família de crianças com autismo de forma a ajudá-las orientando-as. Os
profissionais entrevistados consideram que as crianças com autismo têm
possibilidades de aprendizado e manifestam a necessidade de desenvolver
uma prática educativa em consonância com suas peculiaridades e
necessidades.
Palavras-Chaves: Autismo e Diagnóstico; Família, Educação Infantil.
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