A INCLUSÃO DO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA NO MUNDO DO TRABALHO: DESAFIOS E BARREIRAS VIVENCIADAS NA PRÁTICA DA INCLUSÃO EDUCACIONAL
Resumo
Resumo: Este artigo analisa o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a elaboração de estratégias para alunos adolescentes e jovens com deficiência, observando suas especificidades e perspectivas em relação ao ingresso no mundo do trabalho e eliminação de barreiras que obstam a inclusão social e profissional deste indivíduo. Ao observar as especificidades do AEE com alunos adolescentes e jovens, as lacunas quanto à educação da pessoa com deficiência e a inclusão no mercado de trabalho além do quanto é necessário avançar nesta área, desenvolveu-se um projeto de assessoramento ao AEE em relação ao aluno público-alvo da educação especial e inclusão no trabalho, em conjunto com as professoras das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). O trabalho vem sendo desenvolvido com base em documentos que priorizam a participação da pessoa com deficiência no mundo do trabalho, no acompanhamento do processo de aprendizagem e no atendimento do alunado em questão, com idade entre 13 e 18 anos, seus anseios em torno do AEE e da escolarização e suas perspectivas futuras. Levando em conta o atendimento voltado à inclusão no mundo de trabalho, a aprendizagem escolar toma uma direção contrária ao desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo, abrangendo, dessa forma, conteúdos voltados para a autonomia e cidadania, por meio da transformação e inclusão em uma sociedade adulta, e manutenção destes na busca do aperfeiçoamento técnico. Este artigo mostra resultados parciais, baseados em entrevista com os alunos e considerações sobre o AEE, além de evidenciar os desafios frente ao trabalho com alunos adolescentes com deficiência.
Palavras-chave: Pessoa com Deficiência. Inclusão no mundo do trabalho. Atendimento Educacional Especializado.
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