ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): SERVIÇO DE APOIO/ SALA DE RECURSOS NA CONCEPÇÃO INCLUSIVA
Resumo
Resumo:
Este trabalho visaapresentar o serviço de apoio denominado Atendimento Educacional Especializado (AEE), e dentro dessa perspectiva, apontar a função da sala de recursos a partir da concepção inclusiva, como um trabalho pedagógico paralelo ofertado a esses alunos em horário inverso ao da sala regular que frequentam. Apontar e caracterizar o Atendimento Educacional Especializado para as deficiências mental, visual, física e para pessoa com surdez, proporcionando assim um melhor esclarecimento da função social e pedagógica da sala de recursos, sob o ponto de vista dos teóricos defensores da educação inclusiva. A concepção de Educação Inclusiva presente na legislação brasileira determina que os alunos públicos alvo da educação especial estejam incluídos nas salas de aula regular. No sentido de favorecer esse processo de inclusão a escola deve oferecer, dentre outros serviços da educação especial, profissionais de apoio para atendimento a necessidades específicas dos estudantes. Neste contexto, nosso estudo propõe realizar a articulação desses serviços na prática de professores regentes e especialistas em Educação especial no ensino regular. Ao discutir sobre a temática da inclusão escolar, assunto que gera grande polêmica na atualidade, nos deparamos com uma nova preocupação, a necessidade de serviços de apoio para ajudar o desenvolvimento do aluno com algum tipo de deficiência, no ensino regular. Assim, essa visão de que a inclusão é a mudança do sistema de ensino para atender o aluno com deficiência, vai além das transformações estruturais na escola, que englobam metodologia, currículo, avaliação e espaço físico. No entanto, além dessas mudanças essenciais para o acolhimento do aluno com deficiência no ensino regular, fazem necessárias outras mudanças, assim como as que abrangem as concepções de serviço de apoio essenciais para o processo de desenvolvimento do aluno, para que o mesmo obtenha sucesso no ambiente escolar.
Palavras-chave: Educação Inclusiva - Serviço de Apoio Educacional - Sala de Recursos
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