ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA DO ALUNO AUTISTA
Resumo
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Tendo como base a importância do papel da comunicação no processo educativo do sujeito, este trabalho visa conhecer formas de comunicação estabelecidas entre sujeito autista e contexto escolar, mediadas pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) desenvolvida na sala de recurso multifuncional (SRM).
Partindo desse princípio e tendo como prática um aluno com autismo, percebemos características clássicas das limitações desse sujeito dentre elas o distúrbio da linguagem formal e não formal, iniciando assim uma busca para constituir meios de comunicação que oportunizasse o diálogo entre os envolvidos e principalmente que possibilitasse ao aluno se expressar de forma mais clara seus desejos e anseios, pois é também na comunicação que a socialização acontece.
Sendo assim esse trabalho considera o contexto que envolve o processo de ensino aprendizado de um aluno autista com oralidade comprometida, considerando o desenvolvimento da comunicação alternativa como forma de expressão oral que possibilitará o aluno interagir com os outros e com os seus desejos e expectativas.
Em síntese priorizamos o entendimento e o conhecimento da comunicação alternativa como sendo necessários para o desenvolvimento das habilidades comunicativas do aluno e através do planejamento e da sistematização didática das ações a serem desenvolvidas o aluno se apropriará das potencialidades.
Palavras-chave: (1) Autismo (2) comunicação alternativa; (3) Planejamento.
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