EDUCAÇÃO INFANTIL E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA
Resumo
O presente trabalho, tem como objetivo discutir sobre as políticas educacionais para Educação Especial no Município de Feira de Santana, tendo como foco as ações na educação infantil. Considerada a primeira etapa da educação, a Educação Infantil, tem apresentado crescimento no que se refere a matrícula de crianças com deficiência. Esta constatação, traz uma discussão acerca das ações direcionadas a escola para receber as crianças público-alvo da Educação Especial (crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação) nas instituições direcionadas a Educação de crianças na mais tenra idade. Por ser uma pesquisa de caráter bibliográfico, foi verificado através dos documentos Plano Municipal de Educação (2016-2026, meta 1) as ações previstas para Educação Especial através das políticas públicas do Município de Feira de Santana para Educação Infantil. Constatamos que apesar dos documentos apresentarem
questões importantes ainda é necessário a criação de políticas educacionais que façam com que tanto se possa promover formação para os profissionais da educação no que se refere a execução da proposta curricular, como para a meta 1 relacionadas a Educação Especial na Educação Infantil seja cumprida. Dessa forma é importante reconhecer que a publicação do Plano Municipal de
Educação foi um grande avanço para o município, no que tange o processo de inclusão, porém é necessário que se amplie as ações, alcançando as metas, em especial no que se refere a Educação infantil, para que se possa desde a primeira infância promover uma educação que respeite a singularidade e que seja inclusiva de fato.
Palavras-chaves: Educação Infantil, Educação Especial, Políticas Educacionais; Plano Municipal de Educação.
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