EDUCAÇÃO INCLUSIVA: NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO

Autores

  • Fabíola Fernanda do Patrocínio
  • Augusto César Cardoso Mendes
  • Luíza Rafaela Brits
  • Scarlet Francelli da Silva

Resumo

Esse artigo discute sobre a Educação Especial no Ensino Superior em se tratando de casos de deficiência adquirida. Baseando-se na Psicologia sócio histórica e nas vivências de extensionistas que atuaram em um núcleo de estímulo a inclusão e acesso de alunos com necessidades educacionais especiais de uma Instituição de Ensino Superior, buscamos apresentar o caso de uma estudante de graduação que foi acometida por cegueira durante sua formação e, em detrimento disso, foi encaminhada para ser atendida pelo núcleo supramencionado. Como metodologia, recorremos à Teoria da Mediação na aprendizagem, discutida por Vygotsky, a qual foi robustecida a partir de uma revisão bibliográfica sobre a temática. O conceito de mediação foi utilizado para que pudéssemos construir, junto a aluna, novas formas de mediação entre ela e os conteúdos repassados por seus professores, de modo que ela pudesse desenvolver outras formas de aprendizagem, dessa vez, sem o auxílio da visão. Esse processo se deu por meio da atuação dos extensionistas do aludido núcleo, os quais liam os textos, atividades, discutiam e produziam com a aluna novas possibilidades de
aprendizagem. Também, foi realizada uma entrevista semi estruturada com a estudante atendida, de modo que conseguimos conhecer sua compressão acerca do processo de inclusão vivenciado por ela. Como resultado, verificamos que a proposta de mediação intermediada desenvolvida pelo núcleo com a estudante obteve resultado exitoso, haja vista que apresentou resultados positivos em
relação ao que se esperava, isto é, a aluna conseguiu ter acesso aos conteúdos das aulas, bem como, conseguiu assimilá-los e obter aprovação em todas as disciplinas em que estava matriculada.

Palavras-chave: Educação Especial, Mediação Simbólica, Acessibilidade, Cegueira, Psicologia.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social