INCLUSÃO ESCOLAR OU EXCLUSÃO EM ESCOLAS RURAIS? O ESTADO DA ARTE DE TESES E DISSERTAÇÕES
Resumo
O presente trabalho traz discussões e pesquisas sobre a situação escolar dos estudantes público-alvo da educação especial, e revelam, com base nos dados do censo escolar, que estes alunados, estão chegando as escolas rurais, onde também devem ser garantidos seus direitos. Com base neste levantamento surgiu a seguinte problemática: “Como está acontecendo a inclusão escolar dos alunos público alvo da educação especial nas escolas rurais?”; para responder essa questão foi feito uma Revisão Bibliográfica do tipo estado da arte no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; sobre os apontamentos trazidos em estudos referentes a esta temática, e assim sinalizar embasados nas pesquisas, como se encontra a situação escolar destes alunos. Os resultados desvelam que existem pouquíssimas pesquisas relacionadas a “interface educação especial no campo”, e estão acontecendo ainda de forma muito
tímida em nosso país. Segundo as experiências de relatos de professores trazidas pelos pesquisadores, os alunos que estudam nas escolas rurais regulares estão passando as vezes por alguns desafios maiores em sua escolarização, como a falta de recursos locomotivos, estruturais, formativos, humanos, entre outros. Concluímos que estes educandos estão obtendo acesso as escolas regulares do campo, assim como garante as leis e demonstram os microdados do censo escolar; mais a garantia de outros direitos essenciais a sua permanência nas instituições campesinas, ainda
devem continuar em luta, para sua garantia de forma total, e não só em termos parciais. Atrelamos também que a falta de pesquisas pode ser um fator influenciador, e que com seu aumento possa colaborar nesta luta.
Palavras-chave: Situação escolar dos estudantes; Educação Especial; Educação do Campo.
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