TDAH E DESEMPENHO ACADÊMICO: REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Edilson Rebelo dos SANTOS Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN
  • Tainara Santos GORRERE Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma desordem neurobiológica de causas genéticas que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda sua vida. Desse modo, esse artigo evidencia o TDAH em adultos no ensino superior. Ao mesmo tempo, discute como acadêmicos lidam com as dificuldades advindas do TDAH ao longo da vida, como se adaptam ao cotidiano universitário. A abordagem dessa pesquisa é de cunho qualitativo tendo como suporte metodológico estudos bibliográficos de utores como: Barkley (2011), Advokat, Rohde (2003), entre outros. O objetivo é verificar quais estratégias são usadas em alunos com TDAH no Ensino Superior e quais são suas maiores dificuldades, mediante a distração, inquietação, desorganização e impulsividade. Objetivando-se que o conhecimento das dificuldades encontradas e das estratégias podem auxiliar os estudantes com sintomas do TDAH na adaptação acadêmica podendo alicerçar intervenções especificas para este público.

Palavras-chaves: TDAH. Ensino Superior. Adaptação acadêmica.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social