ESCOLARIZAÇÃO DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ESCOLAS DO CAMPO: INCLUSIVA OU EXCLUSIVA?
Resumo
Este trabalho é de cunho bibliográfico do tipo estado da arte, no qual foi feito um levantamento dos dados do censo escolar dos anos de 2016, 2017, e 2018; referente às matrículas dos estudantes público-alvo da educação especial em escolas localizadas na área rural do Brasil, e do município de São José do Rio Preto. Teve como objetivo investigar de que modo estava acontecendo o processo de escolarização dos alunos Público Alvo da Educação Especial nas escolas do campo do Brasil. Segundo parte dos resultados alguns direitos essenciais para a escolarização e efetivação da inclusão do público da educação especial como a formação continuada, o ensino colaborativo, as Relações interpessoais e a Aprendizagem dos alunos estão sendo garantidos nas escolas rurais de acordo com alguns estudos; já outros trabalhos revelaram como ainda são necessárias práticas que promovam a permanência destes estudantes. Este trabalho buscou dar uma maior visibilidade para os
estudos da área e salientar a timidez das pesquisas no país nesta temática, na qual a população estudada está cada vez mais adentre as escolas camponesas brasileiras, e do município analisado, assim como apontam os dados do censo escolar que este número de matrícula só vem aumentando com o passar dos anos.
Palavras-Chaves: Educação Especial. Educação no campo. Educação Inclusiva.
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