OS EFEITOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO AUTOCONCEITO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Autores

  • Alice Aparecida Costa Turetta Ferrreira
  • Roberta Farias dos Santos Monteiro
  • Valéria Ribeiro Rosa dos Santos

Resumo

A educação inclusiva oferece oportunidades para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) de aprender em uma sala de aula regular com alunos normais. No entanto, existem muitos desafios enfrentados por alunos com NEE que aprendem em um ambiente inclusivo, como a percepção negativa dos professores regulares e colegas, sendo intimidados e excluídos pelos colegas. Os problemas ocorridos afetaram o autoconceito dos alunos com NEE. Portanto, um estudo foi realizado para explorar o impacto da educação inclusiva no autoconceito dos alunos com NEE em termos de identificar o nível de autoconceito entre alunos com NEE; identificar os domínios mais fortes e os mais fracos de autoconceito; explorar as diferenças de níveis de autoconceito com base no gênero; e estudar o nível de autoconceito com o período de aprendizagem em uma educação inclusiva. Os respondentes consistiam em 12 alunos com NEE, com idades entre 8 e 15 anos, que aprendem em ambientes inclusivos de uma escola do município de Itapemirim –ES. O estudo foi realizado por meio de um conjunto de questionários que continham 20 itens da Escala de Autoconceito das Crianças Piers-Harris5 que os entrevistados tiveram que responder. Os resultados mostraram que o nível de autoconceito entre os alunos com NEE é moderado. O estudo mostrou que o domínio de autoconceito mais forte entre os alunos com NEE é a felicidade e satisfação, e o domínio de autoconceito mais fraco é a popularidade. Além disso, os resultados mostraram que há uma prevalência do sexo masculino no que concernem os níveis de autoconceito com base no gênero, e há diferença significativa na relação entre os níveis de autoconceito e os períodos de aprendizagem em educação inclusiva.


Palavras-chave: Autoconceito. NEE. Educação Inclusiva. 

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social