ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO IF GOIANO - CAMPUS RIO VERDE: CAMINHOS E PERCEPÇÕES

Autores

  • Sara Silva Carvalho Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde
  • Calixto Júnior de Souza Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde

Resumo

Entende-se que o processo de inclusão não é algo novo e, por sua vez,
inacabado, dessa forma é preciso repensar como esse processo se
materializa no âmbito educacional de modo a investigar as potencialidades e
os retrocessos do IF Goiano - Campus Rio Verde. Com isso, o objetivo deste
projeto de extensão é investigar a acessibilidade neste campus, com o intuito
de verificar o acesso considerado como arquitetônico, já que faz-se
necessário prezar pelo acesso, permanência e êxito do alunado. Para tanto,
no que concerne à metodologia, buscaremos utilizar de um estudo com base
exploratória de modo a cunhar a análise da estrutura física do locus desse
estudo. No que tange aos resultados esperados, almeja-se que as barreiras
que se tornam empecilho para o processo de inclusão educacional sejam
discutidas e modificadas, por meio de medidas que possam auxiliar na
melhoria da acessibilidade desta instituição, face aos entraves de acesso
bem como dos recursos. Assim, ressalta-se a importância deste projeto de
inclusão no âmbito do IF Goiano, bem como relevância deste estudo para a
melhoria do processo de inclusão educacional, garantindo a inclusão e
permanência do alunado em condição de deficiência, ou que possui
mobilidadereduzida.
Palavras-chave:Acessibilidade; Inclusão; Educação Especial

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social