INCLUSÃO ESCOLAR: AVANÇOS E CONTRADIÇÕES NO ACESSO E GARANTIA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE

Autores

  • Gustavo Henrique Conceição Souza Universidade do Estado do Pará – UEPA

Resumo

Esse trabalho é proveniente da incessante busca por conhecimentos que
estejam ligados a inclusão, e, portanto, a educação inclusiva, evidenciando o
contexto escolar, a fim de propor modificações em relação a postura das
instituições de ensino e seus profissionais. Porém, o fazer escolar não
acontece de forma isolada, pois está intimamente relacionado a sociedade.
Isso é resultado, entre outras coisas, da diversidade que ocupa o espaço
educativo, em que diferentes modos de ser são colocados em evidência e,
infelizmente não são respeitados. Notadamente, a prática escolar assume uma
responsabilidade, já que a formação oferecida por ela é reflexo nas relações
sociais estabelecidas. Com isso, será exposto a visão histórica que as Pessoas
com Deficiência se sujeitaram ao longo do tempo. Como também, será
fundamental dialogar sobre os pressupostos e proposições da Inclusão.
Também se mostrarão as dificuldades que se colocam para que a ação
educativa valorize a realidade dos educandos. Para isso, é relevante nomear
tais práticas que insistem em se manter e atrapalhar a realização de um ensino
que alcance todos os indivíduos. Além disso, serão explorados os requisitos
para que haja uma educação de qualidade, levando em consideração as
implicações sobre a universalização e a gratuidade do ensino,
independentemente das necessidades dos sujeitos. Assim, esse estudo
baseado em uma pesquisa bibliográfica se aporta em autores que discutem e
propõem a inclusão, tais como Mantoan (2003) e Aranha (2005), entre outros.
Ademais, se ampara em documentos legais, observando sua relação com
movimentos internacionais, expondo como o ser humano com ou sem
deficiência deve ser visto e tratado pela sociedade e, especificamente como
deve receber o atendimento educacional, ancorando-se na Lei de Diretrizes e
Bases e nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial, com vistas as
especificidades e possibilidades das pessoas com Necessidades Educacionais
Especiais – NEES.
Palavras-chaves: Direito; Diversidade; Educação Inclusiva; Escola; Inclusão;
Qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social