A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar o resultado de um levantamento da
produção de conhecimento sobre o tema Educação Especial inclusiva na
Educação Infantil, cujas análises e reflexões serão utilizadas para subsidiar a
pesquisa “Educação Especial na perspectiva inclusiva na Educação Infantil:
reflexões e possibilidades”. A busca foi realizada em duas bases de dados: no
Portal Brasileiro OasisBr, que permite a pesquisa simultânea em repositórios
digitais, teses e dissertações e periódicos científicos eletrônicos, e na Biblioteca
Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de
informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e
pesquisa do Brasil. Foram encontrados 23 trabalhos no total, sendo 5 teses, 18
dissertações, produzidas no período de 2012 a 2020. A partir de uma leitura prévia
dos resumos, realizou-se a seleção dos trabalhos que mais se aproximavam do
objeto de estudo, então foram verificados os principais objetivos, metodologias e
seus resultados. Um dos resultados desse levantamento aponta a formação
docente como um aspecto constante na maioria dos estudos, aparecendo, ora
como entrave, ora como fator de sucesso na construção da Educação Especial e
inclusiva na Educação Infantil. Apesar da maioria das pesquisas demonstrarem
mais adversidades do que facilidades em relação aos processos inclusivos no
contexto da Educação Infantil, essa modalidade de educação apresenta-se como
um ambiente favorável à inclusão, tanto educacional como social. Esses aspectos
sugerem que estudos futuros são relevantes para averiguar os motivos dessa
discrepância.
Palavras-chave: Educação Especial e inclusiva; Educação Infantil; Formação de
professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.