A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Elisangela Mitiko Higa Kubota Maekawa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Luzia da Silva Santana Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o resultado de um levantamento da
produção de conhecimento sobre o tema Educação Especial inclusiva na
Educação Infantil, cujas análises e reflexões serão utilizadas para subsidiar a
pesquisa “Educação Especial na perspectiva inclusiva na Educação Infantil:
reflexões e possibilidades”. A busca foi realizada em duas bases de dados: no
Portal Brasileiro OasisBr, que permite a pesquisa simultânea em repositórios
digitais, teses e dissertações e periódicos científicos eletrônicos, e na Biblioteca
Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de
informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e
pesquisa do Brasil. Foram encontrados 23 trabalhos no total, sendo 5 teses, 18
dissertações, produzidas no período de 2012 a 2020. A partir de uma leitura prévia
dos resumos, realizou-se a seleção dos trabalhos que mais se aproximavam do
objeto de estudo, então foram verificados os principais objetivos, metodologias e
seus resultados. Um dos resultados desse levantamento aponta a formação
docente como um aspecto constante na maioria dos estudos, aparecendo, ora
como entrave, ora como fator de sucesso na construção da Educação Especial e
inclusiva na Educação Infantil. Apesar da maioria das pesquisas demonstrarem
mais adversidades do que facilidades em relação aos processos inclusivos no
contexto da Educação Infantil, essa modalidade de educação apresenta-se como
um ambiente favorável à inclusão, tanto educacional como social. Esses aspectos
sugerem que estudos futuros são relevantes para averiguar os motivos dessa
discrepância.
Palavras-chave: Educação Especial e inclusiva; Educação Infantil; Formação de
professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social