SURDOCEGUEIRA: ATENDIMENTO ESPECIALIZADO, COMUNICAÇÃO E INCLUSÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • KARLA FRANCIELLEN ORTIZ ESPINDOLA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • HELENA MARILIA BATISTA SANTOS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer brevemente sobre a história da
Surdocegueira no Brasil e no Estado do Mato Grosso do Sul e analisar o Plano
Estadual de Educação do MS, e quais são as metas voltadas ao atendimento
desse público. O artigo argumenta que existe uma legislação vigente que
garante o atendimento à surdocegos no ensino regular da rede pública de
ensino, sendo necessário o conhecimento desse documento para que haja
efetivamente a inclusão desses estudantes. O professor é o Canal de
comunicação entre o aluno surdocego e o mundo precisando da formação
adequada. Essa formação está prevista no plano Estadual de Educação do
Estado do Mato Grosso do Sul apontamos para a necessidade da efetivação
das metas voltadas ao atendimento dos estudantes surdocegos atendidos na
modalidade ensino da Educação Especial.
PALAVRAS-CHAVE: Surdocegueira, História, Plano Estadual de Educação
MS

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social