ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a
inclusão do aluno com deficiência no ensino superior por meio de estudos já
realizados sobre o assunto. Adotou-se como metodologia, uma abordagem
qualitativa, por meio das pesquisas bibliográfica e documental. Os dados foram
analisados com o auxílio de autores como Costa (2009; 2014), Duek (2011),
Mendes (2006), Carvalho (2008), Kassar (2011), Glat (2005), Pieczkowski
(2012), Antunes et al (2013), dentre outros. Os resultados revelam um avanço
significativo para a inclusão do aluno com deficiência no ensino superior,
sobretudo, através da legislação e das políticas públicas. O estudo enfatiza a
necessidade de realização de melhoria estrutural, arquitetônica e acima tudo
humana, por meio da oferta de capacitação e formação para o atendimento a
esse alunado, tornando o ambiente acadêmico realmente inclusivo. Além disso,
a pesquisa revela a necessidade de continuidade das pesquisas relacionadas a
temática educação especial nas universidades, sob as mais variadas
perspectivas. Conclui-se que o desafio permanece, ou seja, não basta incluir
esses alunos no ensino superior, é preciso ofertar maneiras de mantê-los com
qualidade nesse nível de ensino o que demanda mudança de postura e de
atitudes dos atores envolvidos no processo. Destarte, para a possível
resolução das barreiras apresentadas na pesquisa, sugere-se mudanças nas
práticas didáticas e na cultura educacional das instituições, olhando sempre
esses alunos por suas capacidades e não por suas limitações, pois foram
essas capacidades que lhes possibilitaram chegar ao ensino superior,
mantê-los, ofertando-lhes acessibilidade e um ensino de qualidade é
responsabilidade da instituição.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Inclusiva. Deficiência. Ensino Superior.
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