MULTIFUNCIONAL E YOUTUBER: DETERMINAÇÕES DO CAPITAL PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Liliam Guimarães de Barcelos Fundação Catarinense de Educação Especial
  • Kamille Vaz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rosalba Maria Cardoso Garcia Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Na documentação que compõem a política de Educação Especial na
perspectiva inclusiva, no Brasil, foi atribuída ao professor de Educação
Especial a responsabilidade pela gestão da inclusão nas escolas, com a
incorporação de funções de um professor “multifuncional”. Nesse texto, temos
como objetivo discutir as determinações para o trabalho do professor de
Educação Especial durante a suspensão das atividades escolares presenciais,
decorrentes da pandemia do COVID-19. Com base nos pressupostos teóricos
e metodológicos do materialismo histórico e dialético, analisamos documentos
internacionais, nacionais e de duas redes de ensino, uma estadual e uma
municipal, buscando identificar os direcionamentos para o trabalho do
professor de Educação Especial. Nossa análise evidenciou a articulação de
organizações multilaterais para a produção de um consenso sobre a educação
através das formas remotas, com ênfase na utilização dos recursos digitais, ao
mesmo tempo em que admitem que esse método não traz benefícios para os
estudantes com deficiências. Nos documentos nacionais, observamos a
articulação desse consenso, com a responsabilização de professores e
familiares e a reconfiguração das determinações para a atuação do professor
de Educação Especial. Identificamos também que as redes de ensino
investigadas, ao incorporarem os encaminhamentos postos nos documentos
nacionais, implementaram o ensino remoto através de contratos com grandes
empresas de plataformas de ensino digital. Além disso, têm promovido
formação continuada de professores para uso das tecnologias digitais com foco
na aquisição de competências e habilidades para a utilização das novas
linguagens das redes sociais e produção de conteúdos digitais. Concluímos
que as determinações para o trabalho do professor de Educação Especial,
durante o período de pandemia, não rompem com as expectativas
estabelecidas pelo capital, historicamente, para esse trabalhador. Contudo, antes constituído como multifuncional necessita, atualmente, adquirir também
competências de youtuber.
Palavras-chave: Política educacional; Educação Especial; Professor; COVID.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social