NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO E SAÚDE, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, CAMPUS VIII – MARABÁ
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo descrever as ações de criação e
atuação do Núcleo de Acessibilidade, Educação e Saúde (NAES), da
Universidade do Estado do Pará (UEPA) Campus VIII – Marabá. As
experiências estão pautadas em ações de compromisso institucional em prol
da permanência dos alunos com deficiência nos cursos de graduação, no
desenvolvimento dos projetos de pesquisa e extensão na perspectiva inclusiva
e nas colaborações juntos aos órgãos de defesa de direitos. O material e o
método escolhidos fazem parte da abordagem qualitativa e fundamentados em
uma descrição analítica, tendo como fonte de dados os documentos da série
histórica dos anos de 2011 até 2019. A discussão está organizada em dois
eixos de sentidos, que inicia com a criação do NAES e da continuidade das
ações concretizadas em prol da inclusão no ensino superior e dos direitos dos
alunos com deficiência. Os avanços foram perceptíveis no momento que as
pessoas com deficiência ingressaram nos cursos de graduação e gerou
provocações diante da necessidade de modificações das estruturas
pedagógicas, físicas e atitudinais, bem como, novas medidas foram
experimentadas como prática voltada para inclusão escolar. Por fim, no
Campus VIII, da UEPA, houve a criação e perpetuação do NAES como um
espaço que faz parte do organograma institucional e com quatro linhas de
atuação e com o entendimento que a luta pela inclusão no ensino superior
público permanece de maneira justa e necessária. Uma vez que o ingresso em
um curso de graduação não é o suficiente para que ocorra a inclusão em uma
instituição educacional.
Palavras-chave: Acessibilidade; Ensino Superior; Inclusão Educacional.
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