A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE UMA ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PORTUGUESA
Resumo
A implementação de políticas inclusivas decorrentes das orientações e políticas
mundiais tem vindo a promover um aumento no acesso de estudantes com
deficiência ao Ensino Superior (ES). Embora esteja previsto na legislação
portuguesa o acesso destes estudantes ao ES, muitas universidades têm vindo
a criar serviços de apoio, atendendo que estes estudantes continuam a
encontrar muitas adversidades nas suas trajetórias acadêmicas. Apresenta-se
um estudo de caso onde se analisa a trajetória de vida e acadêmica, a
adaptação às vivências acadêmicas, a percepção de suporte social, bem como
a concepção de deficiência de uma estudante com baixa visão numa Instituição
de Ensino Superior Pública Portuguesa. A investigação estrutura-se numa abordagem qualitativa e aplicação de instrumentos/escalas. Foram utilizados
uma entrevista individual aberta; o Questionário de Vivências Académicas
(QVA-r); a Escala de Perceção de Suporte Social (EPSS) e a Escala de
Conceções de Deficiência (ECD). A entrevista foi analisada através do Núcleo
de significação. Os resultados assinalam a presença de barreiras e desafios na
trajetória da estudante, destacando-se no ES as barreiras de acessibilidade
arquitetônicas, metodológicas e atitudinais. Como facilitadores refere-se a
presença do apoio e suporte da família e amigos, do Gabinete de Apoio ao
Estudante com NEE e de outros profissionais. Apesar de apresentar uma
percepção positiva face à sua inclusão na universidade, existem déficits nas
dimensões interpessoal e pessoal, na percepção de suporte social em relação
ao contexto universitário, tanto no aspecto prático, quanto no emocional. Ainda,
predomina-se a concepção biológica de deficiência pela participante. Estes
resultados sinalizam a necessidade de se continuar a construir uma
universidade verdadeiramente inclusiva e acessível para todos, dinamizando
redes de apoio e suporte, bem como ações de sensibilização, conscientização
e formação sobre a deficiência, inclusão e acessibilidade de forma a promover
igualdade e equidade de oportunidades para todos os estudantes.
Palavras-chave: Baixa visão; Deficiência; Educação Inclusiva; Ensino
Superior; Trajetória acadêmica.
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