SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ESPÍRITO SANTO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo realizar apontamentos referentes a situação
socieconomica dos estudantes com deficiência matriculados na Região Grande
Vitória, Estado do Espírito Santo-BRA. Para cumprir este propósito, realizamos
um levantamento de dados sobre a situação socioeconômica desse grupo de
estudantes. A partir desses dados e para estabelecer um diálogo com a
literatura que versa sobre a temática deste estudo, usamos como referencia os
pressupostos da Sociologia Figuracional, elaborada por Norbert Elias (1994;
2014). Em termos metodológicos, este trabalho delineia-se a partir do
quantitativo de matrícula de estudantes com deficiência na Região Grande
Vitoria, tendo como base os microdados do Censo Escolar de 2018 (INEP,
2018), e os documentos referentes aos beneficiários dos programas Bolsa
Família, Benefício de Prestação Continuada – BPC e BPC na Escola,
disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação (SEDU, 2018a;
2018b). Observamos que 46% dos estudantes com deficiencia estão
envolvidos em programas sociais de transferência de renda, sendo 15%
cadastrados no programa Bolsa família e 31% no BPC. Compreendemos que
institucionalização dos programas de seguridade social é oriunda das
desigualdades vivida por indivíduos e grupos. Ademais, essa realidade
socioeconômica, marcada por desigualdades sociais, influencia e delineia os
processos formativo-educativos. Os dados sistematizados neste estudo impulsiona-nos a considerar que que os princípios de universalidade do acesso
e de equidade de direitos supõe a criação e implementação de políticas que
considerem as desigualdades. Nesse sentido, percebemos que há a
necessidade de estabelecermos possibilidades que garantam um processo de
ensino e aprendizagem equânime marcado por uma melhor qualidade de vida
dos estudantes com algum tipo de deficiência.
Palavras-chave: Situação Socioeconômica. Deficiência. Educação Especial.
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