EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PLEONASMO, DIFERENÇAS CONCEITUAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Silvana Matos Uhmann

Autores

  • Silvana Matos Uhmann Universidade Federal Fluminense

Resumo

A Educação é um direito fundamental de todas as pessoas, mas nem sempre
se apresenta da forma que é disposta em muitos documentos legais (BRASIL,
1988, 1990, 1996, 2001, 2008, 2009, 2015; UNESCO, 1990, 1994). A
Educação para todos em muitas pesquisas e realidades demonstra limites e
dificuldades de efetivação, concedendo espaço para a necessidade de
reflexões sobre a Educação Inclusiva. Se num primeiro momento estamos
diante de um contexto legal que apresenta o direito à Educação para todos os
alunos, num segundo momento percebemos a necessidade da implementação
conceitual do que se entende por Educação Inclusiva – teoricamente difundida
nos espaços escolares numa tentativa de minimizar situações de exclusão e
preconceito ainda vivenciadas por muitos alunos. Contudo, seguindo esta
lógica, apresenta-se a problemática deste estudo: a Educação – ancorada em
aspectos legais – por si só já não abarca (ou deveria abarcar) os ideais da
Educação Inclusiva? Para refletir sobre esta questão, estas escritas partem da
perspectiva qualitativa de Lüdke e André (2013), bem como da abordagem
Bibliográfica (GIL, 2007) ao buscar a partir de recursos teóricos de diferentes
autores e legislações, estabelecer problematizações possíveis sobre a
Educação que se denomina ser para todos. Com isso, objetivou-se
problematizar a relação do que se considera “Educação” e “Educação
Inclusiva”, refletindo a carência da primeira que, necessariamente, possibilitou
a segunda. Como resultados, é possível reconhecer a Educação inclusiva
como uma alternativa à Educação que demonstrou/demonstra dificuldades em
ser para todos, relacionando-a e compreendendo-a como um Pleonasmo
Educacional. E, nesse contexto, a existência de diferenças conceituais que
muitas vezes são pouco compreendidas e também demonstram pouca
potencialidade de modificar a realidade escolar, contudo, tendem a produzir
uma sensação contrária – a de que se está conseguindo responder ao
“problema” da Educação para todos.
Palavras-chave: Políticas educacionais; Exclusão; Inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social