A ESCOLARIZAÇÃO DE UMA ALUNA COM BAIXA VISÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
Buscou-se problematizar os desafios da escolarização da área de deficiência
visual, marcando a posição de que estamos em marcha, mesmo quando a
escola possui diferentes materiais específicos da área. Teve como objetivo
visibilizar algumas pistas de como estão sendo colocados em ação os
processos de escolarização ofertados a uma aluna com baixa visão, em uma
sala de aula de ensino comum, em uma escola da rede de ensino do município
de Vila Velha/ES. Como base teórica, contou com as contribuições de
Boaventura de Sousa Santos para as discussões desencadeadas. Como
aporte metodológico, apoiou-se em pressupostos da cartografia, que é um
método que acompanha movimentos e investiga processos. O campo empírico
foi composto por uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Vila
Velha que tinha em seu corpo discente alunos com deficiência visual. Diante
disso, acompanhamos uma professora que atua na sala de aula de ensino
comum e uma professora especializada que atendem a uma aluna com baixa
visão. Os instrumentos para a construção dos dados foram as observações na
sala de aula, as entrevistas e conversas com a professora da sala de aula e a
professora especializada. A oferta de formação continuada para professores
que trabalham com alunos com deficiência visual, no atendimento colaborativo,
vem acontecendo, porém faz-se necessário o avanço dessa oferta para outros
profissionais da escola, visando à colaboração, item presente nos documentos
locais. Os resultados da pesquisa apontam que, na escola pesquisada, as
tentativas que vêm sendo feitas para o avanço de alunos são pistas das
possibilidades existentes de ensinar o aluno com baixa visão.
Palavras-chave: Deficiência visual. Baixa visão. Inclusão escolar. Processos
de escolarização.
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