A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM MUNICÍPIO PARAENSE

Autores

  • Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa UFSCar
  • Carla Ariela Rios Vilaronga IFSP

Resumo

Para que seja garantido além do acesso, como também a participação e
aprendizado dos estudantes Público-alvo da Educação Especial (PAEE) em
todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, de forma efetiva, desde a
Educação Infantil e materializando-se ao longo de todo o processo
educacional, se faz necessária a oferta de serviços e a realização de ações
específicas para subsidiar as necessidades desse público na sala de aula
comum dentro das escolas regulares de ensino. Diante do exposto, a presente
pesquisa, tem como objetivo geral, descrever as ações realizadas pela
secretaria de educação de um município paraense para o PAEE na educação
infantil e com os objetivos específicos, buscou-se: a) identificar quais são os
profissionais que fazem parte da rede de atuação na educação infantil com os
estudantes PAEE; b) analisar as políticas municipais que subsidiam as ações
ofertadas e desempenhadas para os estudantes PAEE. Trata-se de estudo
com abordagem qualitativa, do tipo descritivo, e consiste em um estudo de
caso. Foi realizado em uma cidade paraense de médio porte. Participou o
coordenador da educação especial do referido município. Foram utilizados
como instrumentos de coleta de dados: um questionário de caracterização e
um roteiro de entrevista semiestruturado. Após a coleta, os dados foram
transcritos e revisados, e posteriormente analisados de forma qualitativa,
através de categorizações formando eixos temáticos. Como resultados foi
constatado que há um número significativo de atores e normativas municipais
para guiarem as ações desenvolvidas na educação especial municipal.
Contudo observa-se que parte deles atendem toda a rede municipal, sendo
questionado, diante disso, se o número de profissionais é suficiente para
atender os 800 estudantes PAEE.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Especial. Educação Infantil. Rede de Apoio.
Papéis.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social