QUALIDADE, INCLUSÃO, PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA: ALGUNS DOS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PNE
Resumo
O presente estudo é parte do Grupo de Trabalho CAQ Vix-SEME-PMV, no qual
apresentamos uma análise bibliográfica, a partir de documentos legais e
pesquisas na área das políticas educacionais em interface com a Educação
Especial. A partir da Constituição Federal, LDB, Plano Nacional de Educação
(PNE), em diálogo com as demais legislações da área educacional que tratam
da educação especial na perspectiva inclusiva, temos um ordenamento jurídico
que afirma a importância e defesa da qualidade da oferta dessa modalidade de
ensino. O desenvolvimento do estudo ocorre por meio da revisão bibliográfica e
análise do processo que consolidou o atual PNE. Debater o direito à educação
envolve o debate do acesso, permanência e a qualidade buscando aprofundar
os insumos necessários a garantia do Direito à qualidade da educação e aqui
no caso, a educação especial. Considerar os aspectos legais e as interfaces
com os aspectos pedagógicos, nos desafiam a pensar as práticas pedagógicas
inclusivas desenvolvidas com as crianças e estudantes público da Educação
Especial considerando os insumos necessários a esse padrão mínimo. Com a
aprovação da Emenda Constitucional 108/2020- requer, no atual momento, o
acompanhamento do processo de regulamentação e atenção aos fatores de
ponderação da modalidade. Assim, faz-se necessário estudarmos os aspectos
legais conquistados e os impactos na ação pedagógica, para o
desenvolvimento das práticas pedagógicas inclusivas considerando a
importância da criança e do estudante indicados à educação especial, como
um sujeito que tenha garantido seu direito à educação desde a educação
infantil e ao longo de sua escolarização. Por meio da perspectiva inclusiva,
resguardarmos o direito à qualidade e equidade da educação pública, laica e
socialmente referenciada.
Palavras-Chave: Qualidade. Inclusão. Prática pedagógica inclusiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.