A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA DIMENSÃO DO BRINCAR
Resumo
Este estudo é recorte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós
Graduação/PPGEd em Educação da Universidade Federal de Campina
Grande/UFCG-PB. Nessa perspectiva, discutimos o brincar na prática
pedagógica de professoras de duas instituições de educação infantil do
município de Lagoa Seca-PB. Para tal, utilizamos os documentos as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) e a Base Nacional
Comum Curricular para a Educação Infantil (2017) e discussões de autores tais
como: Barbosa (2009); Brougére (2010); Corsaro (2011); Fernandes (1979);
Guimarães (2009); Horn (2004); Piaget (2017); Staciolli (2013) Vigotsky (1991),
entre outros, a respeito da importância do brincar e da brincadeira para o
desenvolvimento, aprendizagem e produção cultural das crianças. Trata-se de
uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos procedimentos são a
observação e a entrevista semiestruturada. Por instrumentos, utilizamos o
diário de campo, microfilmagens e fotografias. O método de análise utilizado foi
Núcleos de Significação. A pesquisa aponta que o brincar na prática
pedagógica de seis professoras pesquisadas, de cinco grupos de educação
infantil, privilegia as linguagens, linguística e matemática para o ensino de
cores, números e letras, bem como a linguagem física/corporal, para
desenvolver aspectos de coordenação motora, lateralidade, equilíbrio, entre
outros das crianças. No contexto das crianças com especificidade ou alguma
necessidade, evidenciamos uma possível timidez no diálogo entre as professoras pesquisadas e as famílias, a respeito das questões que tangem os
processos de desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças, o que, talvez,
contribuam para práticas de inclusão pouco efetivas em torno do brincar e da
brincadeira para esses sujeitos.
Palavras-chave: Brincar. Educação Infantil. Prática Pedagógica
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