O ENSINO INCLUSIVO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Linda Carter Souza da Silva SEEC/RN

Resumo

O presente estudo tem por objetivo refletir as práticas pedagógicas de
professores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental considerando o
Ensino Inclusivo voltado a estudantes público-alvo da Educação
Especial/Inclusiva no contexto do Ensino Remoto. Assim, surge a seguinte
questão problema: As práticas pedagógicas de professores dos Anos Iniciais e
Finais do Ensino Fundamental considerando o ensino remoto contemplam o
ensino inclusivo voltado a estudantes público-alvo da Educação
Especial/Inclusiva? A pesquisa apresenta-se por meio de uma abordagem
qualitativa e quantitativa sob o método de um Estudo de Caso (STAKE, 2010).
A empiria se dá em uma escola da Rede Estadual de Ensino no município de
Mossoró/RN. Os dados foram coletados por meio de questionário através de
perguntas abertas e fechadas (MARCONI & LAKATOS, 2002). Os resultados
alcançados evidenciam a terceirização do ensino inclusivo durante o ensino
remoto, contribuindo assim, para delegar as práticas pedagógicas dos
professores de sala regular aos professores do Atendimento Educacional
Especializado.
Palavras-chaves: Ensino Inclusivo. Ensino Remoto. Educação Especial.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas