A CONSTITUIÇÃO DE VÍNCULO NA RELAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM AUTISMO E O PROFESSOR
Resumo
Em diversas descrições da criança com autismo é salientado que o modo de se
relacionar e de brincar dessas crianças, se apresentam de forma bastante
peculiar, devido ao comprometimento de seu psiquismo. Essa situação
direcionou este estudo para os aspectos relacionais de crianças com autismo
em situação de brincadeira considerando que ainda não existe consenso das
causas do autismo. As transformações comportamentais ocorrem a partir da
inserção dessas crianças em ambientes socioculturais e na crença do potencial
humano. O estudo objetiva compreender a constituição de vínculo na relação
da criança com autismo com o professor/brinquedista em situação de
brincadeira em uma brinquedoteca universitária. Utiliza como metodologia a
pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tendo por base os estudos na
abordagem histórico-cultural. O banco de dados organizado contém 24 aulas
realizadas durante o período de março a novembro de 2016, com registros em
videogravação; em diário de campo, fotografias e entrevista semiestruturada
realizada com os familiares das crianças com autismo integrantes da proposta.
As estratégias permeiam a busca de diálogo constante, com a finalidade de
trabalhar as diferentes linguagens e de orientar o comportamento da criança
com autismo para o entendimento de suas ações, de modo que tenham sentido
para ela. Constata-se que, a constituição de vínculo do professor brinquedista
com a criança com autismo nos momentos iniciais do processo de ensino e de
aprendizagem e ao longo do percurso, torna-se crucial para o desenvolvimento
qualitativo dos trabalhos e na medida em que a criança com autismo
estabelece uma parceria de amizade e confiança com o adulto de seu laço de
relações, ela se permite interagir com ele.
Palavras-chave: Educação Física. Autismo infantil. Interação. Brincadeira.
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