OS DESAFIOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO COM UMA CRIANÇA AUTISTA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Resumo
A inclusão de alunos com deficiência na escola regular tem se tornado um
desafio constante para todo sistema educacional, por acreditarmos que não
basta garantir a vaga do aluno e sim, é necessário garantir a permanência do
mesmo e os direitos de aprendizagem assegurados na legislação. O autismo
tem se tornado atualmente, um tema bem discutido no contexto escolar, devido
nas instituições de ensino, a cada dia receberem alunos com esse transtorno e,
buscar desenvolver estratégias que possam potencializar o desenvolvimento
sóciocognitivo desses educandos. Assim, este trabalho tem como objetivo
investigar os desafios enfrentados por uma professora da rede pública de
ensino do município de Patu/RN no trabalho pedagógico com uma criança
autista. Para o alcance dos objetivos, além do estudo bibliográfico de autores
como: Bartalotti (2006), Carvalho (2004), Glat e Pletsch (2011), Mantoan
(2006), entre outros, foi realizada uma pesquisa de campo com a professora
participante da nossa pesquisa. Para coleta de dados, utilizamos a entrevista
semiestruturada e observações participantes em sala de aula. Os resultados da
pesquisa apontaram que apesar do esforço da escola/ educadora em buscar
desenvolver a inclusão de todos os educandos, mas, são muitos os desafios
enfrentados pela educadora diante das dificuldades em desenvolver uma
prática pedagógica que ajude no desenvolvimento cognitivo da criança autista.
Palavras-chave: Autismo. Educação inclusiva. Trabalho pedagógico.
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