AS ATAS OFICIAIS DE MILÃO (1880) E A NECESSÁRIA REESCRITA DA HISTÓRIA DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

Autores

  • Eliane Telles de Bruim Vieira Universidade Federal do Espírito Santo
  • José Raimundo Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo
  • Katiuscia Gomes Barbosa Olmo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lucyenne Matos da Costa Vieira Machado Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O Congresso de Milão (1880) permanece como marco histórico na educação
de surdos. No Brasil se popularizaram narrativas sobre o evento em que se
repetem informações sem o devido acesso às fontes. Como o texto das atas
oficiais, redigidas em italiano pelo professor Pasquale Fornari e, por ele
mesmo, traduzidas para o francês, não foram publicadas em língua
portuguesa, acessar tais documentos é um convite a reescrever a história das
práticas de educação de surdos. Temos como objetivo geral, analisar as atas
oficiais do Congresso de Milão e suas implicações nas práticas da educação de
surdos, e, servindo-nos de interlocuções com os conceitos-ferramentas
foucaultianos de verdade e práticas, ousamos propor pistas para uma possível
reescrita desta história a partir do contato com o texto elaborado por Fornari.
Acreditamos que tais atas subsidiam uma perspectiva outra de abordagem da
questão das práticas, desconstruindo a narrativa hegemônica que tem em
Milão um congresso monolítico e nos permite entrever incidências em questões
atuais na educação de surdos. Ao se propor uma reescrita não nos arvoramos
em detentores de uma nova verdade, mas problematizamos a partir de Fornari
outras formas de se compreender o evento italiano.
PALAVRAS-CHAVE: Congresso de Milão; História da educação de surdos;
Práticas; Verdades.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas