140 ANOS DE MILÃO: VESTÍGIOS DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DE SURDOS NOS RELATÓRIOS DO EVENTO
Resumo
Este texto é um recorte de pesquisa que tem como objetivo retomar a história
da educação de surdos por meio da releitura dos documentos do Congresso de
Milão (1880): Fornari (1881), Franck (1880), La Rochelle (1880), Treibel (1881),
Peyron (1880), Kinsey (2011). A partir de uma leitura deste corpus documental,
procuramos retomar como em Milão se deu a construção de uma verdade a ser
implementada através de práticas pedagógicas e como nos diversos
documentos, numa análise que os contempla qual mosaico, temos novas
problematizações acerca de uma história aparentemente já definida. Inspirados
pela proposta de pesquisa foucaultiana e servindo-nos de seus
conceitos-ferramentas, ousamos colocar em suspenso por meio dessa
investigação algumas verdades bastante sedimentadas no contexto brasileiro
no que se refere ao evento italiano. A aproximação ao conjunto de documentos
referentes ao Congresso de Milão favorece discutir questões ainda hoje
subjacentes em muitos debates acerca da educação de surdos e se apresenta
como tarefa necessária, pois tal evento é, sem dúvida, o mais conhecido
acerca da educação de surdos.
PALAVRAS-CHAVE: Educação de surdos; Congresso de Milão (1880); Método
oral puro; Método misto.
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