PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Sarah Monik Santos Souza Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
  • Silvana Carvalho de Almeida Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Resumo

A facilidade do ensino a distância promove acesso à educação a milhões de
pessoas, isso já há algum tempo. Com o surgimento das novas tecnologias de
informação, como a internet, houve a possibilidade de levar e facilitar o
conhecimento a muitas pessoas. Trazendo assim o que chamamos de EAD
(Ensino a Distância), uma modalidade que até então era característica de
muitos cursos de graduação e cursos complementares. Mas, no que se refere a
educação básica voltada para a educação inclusiva esse até então não era um
assunto muito discutido, pois não se fazia tão importante ou urgente. Com a
atual situação do mundo, por conta da pandemia, esse tem sido um assunto a
ser discutido, trazendo possíveis soluções para que alunos com necessidades
especiais tenha acesso igualitário ao ensino de qualidade, mesmo em dadas
circunstâncias. O objetivo desse trabalho é abordar práticas pedagógicas
inclusivas e acessíveis na educação especial em tempos de ensino a distância.
Também, visa fornecer meios e possíveis soluções para que essa inclusão
ocorra de fato. O uso de várias tecnologias permite a rápida difusão da
educação a distância (EAD) que é sem dúvida uma característica do mundo
globalizado.
Palavras-chave: Ensino a Distância. Educação Básica. Educação Inclusiva.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas