INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO CONBRACE/CONICE 2019

Autores

  • Renata dos Santos Silveira
  • Barbara Souza Martello
  • Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior

Resumo

A presente pesquisa, de perspectiva qualitativa, tem como objetivo investigar
as publicações sobre a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro
Autista (TEA) nas aulas de Educação Física, a partir da análise dos trabalhos
apresentados e publicados no GTT Inclusão e Diferença do Congresso
Brasileiro de Ciências e do Esporte (CONBRACE) e do Congresso
Internacional de Ciências do Esporte (CONICE). Ainda tem como questões a
investigar: o objetivo dos trabalhos sobre a temática, o quantitativo de
trabalhos, os métodos utilizados para suas investigações, as descobertas e
conclusões dos trabalhos. Os trabalhos foram analisados com base na
perspectiva hermenêutica. Concluímos que o volume de trabalhos sobre a
inclusão de estudantes com TEA ainda é pouco expressivo com um
crescimento de 2017 para 2019. Concluímos que no ano de 2019 foram
publicados 9 trabalhos sobre estudantes com TEA, abordando o
desenvolvimento motor e questões sociais e comportamentais no processo de
inclusão.
PALAVRAS-CHAVE: Inclusão; Transtorno do Espectro Autista; Educação
Física.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas