EDUCAÇÃO SEXUAL INCLUSIVA EM ESCOLAS REGULARES
Resumo
Este estudo trata da Educação Sexual destinada a alunos com deficiências em
escolas regulares. Pouco se sabe a respeito da sexualidade das pessoas com
deficiências e por isso estas acabam ficando à margem de uma Educação
Sexual abordada em ambiente educacional. Assim, como objetivo buscou-se
investigar, por meio da revisão de literatura, as produções acadêmicas
desenvolvidas em escolas regulares a respeito da Educação Sexual destinada
a alunos com deficiências, caracterizando, pois, uma revisão bibliográfica. O
mapeamento foi realizado no site do Portal de Periódicos Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando os
seguintes termos de busca: “educação sexual inclusiva”, “educação sexual
inclusiva X alunos com deficiências”, “sexualidade X alunos com deficiências” e
“educação sexual X deficiência”. Com a busca, 4 artigos foram selecionados
por se enquadrarem nos critérios de inclusão estabelecidos. As publicações
variaram dos anos de 2000 a 2017. Entre os artigos selecionados dois
apresentam uma proposta de programas de Educação Sexual inclusiva para
ser trabalhada com alunos com deficiências em ambiente escolar regular,
porém o foco de um destes artigos foi a deficiência intelectual e o outro artigo
buscou apresentar a visão dos professores frente a essa temática. Um dos
artigos apresentou uma intervenção realizada em uma escola sobre Educação
Sexual destinada a alunos com deficiência física, mostrando que é possível
fornecer orientações sexuais a alunos com deficiência; e um outro estudo
focalizou os alunos com algum tipo de deficiência auditiva, comparando as
respostas destes com as respostas de alunos típicos sobre planejamento
familiar, doenças sexualmente transmissíveis e uso de contraceptivos. Com o
presente estudo, conclui-se que ainda são poucas as iniciativas de Educação
Sexual destinada a alunos com deficiências em escolas regulares.
Palavras-chave: Educação Especial. Educação Sexual. Sexualidade.
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