ESCOLA HOSPITALAR E DOMICILIAR: CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
O artigo apresentado discorre sobre uma das categorias teóricas discutidas em
pesquisa recente, de abordagem qualitativa e referenciada nos fundamentos da
pesquisa narrativa, realizada no mestrado acadêmico pelas autoras (orientanda
e orientadora). Aborda as especificidades em torno da escolarização em
ambiência hospitalar e domiciliar trazendo um breve histórico do seu
surgimento e os pressupostos contidos nos documentos legais, no âmbito
nacional (BRASIL, 1990, 1994, 1995, 1996, 2002), que asseguram o direito ao
acesso e a permanência no processo educativo formal de toda pessoa
hospitalizada, sendo esta com ou sem deficiência. Os fundamentos
apresentados baseiam-se nos estudos de Fonseca (2003), Shilke e Arosa
(2011), Ceccim (1999), Fontes (2005), Matos (2001), Xavier (2013), Barros
(2011). Aponta descritores da Pedagogia Hospitalar e da Educação Inclusiva,
uma síntese narrativa acerca da criação da primeira escola hospitalar e
domiciliar do Brasil, dos seus princípios e, em linhas gerais, das peculiaridades
em torno do seu funcionamento pedagógico e da efetividade no alcance dos
objetivos que caracterizam a sua existência, tomando como referência central o
Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida unidade escolar - documento em
constante movimento de (re)construção. Destaca a importância do atendimento
pedagógico hospitalar e domiciliar para a garantia de direitos que envolvem a
escolarização da pessoa hospitalizada.
PALAVRAS-CHAVE: Escola Hospitalar e Domiciliar; Educação Inclusiva;
estudante hospitalizado.
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