A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA: UM ESTUDO SOBRE AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES
Resumo
Este estudo objetivou realizar um levantamento bibliográfico nacional acerca
das adaptações curriculares necessárias para possibilitar a inclusão de
estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), na sala de aula
regular. Diante de tal propósito, elencamos a seguinte problemática: O que são
adaptações curriculares para alunos com TEA e como são realizadas? De que
forma essas adaptações podem contribuir para o ensino-aprendizagem desses
alunos? A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio de procedimentos de
revisão definidos pela análise de conteúdo de Bardin e utilizamos como corpus
de informações, periódicos acadêmico-científicos, além de livros científicos que
abordam a referida temática. As buscas em periódicos foram realizadas a partir
de três descritores: inclusão, autismo e adaptações curriculares. Dessa forma,
com base no estudo realizado, constatamos que as adaptações curriculares se
constituem em possibilidades educacionais de atuação frente às dificuldades
de aprendizagem dos alunos em questão. Ademais, identificamos que existem
adaptações de grande e de pequeno porte e que suas características se
diferenciam. Sendo assim, as mesmas contribuem para o processo de
ensino-aprendizagem e são cruciais para atender às demandas dos estudantes
com TEA. Infere-se, portanto, que o presente artigo possa contribuir no debate
da imprescindibilidade das adaptações curriculares na inclusão do autista nas
Instituições de Ensino, pois apesar do estudo evidenciar que é um desafio aos
profissionais de educação realizarem tais adaptações, podemos afirmar que
são de grande importância para o processo inclusivo desses alunos
público-alvo da educação especial. No entanto, dado a relevância do assunto,
ainda se fazem necessárias novas pesquisas e discussões acerca da
problemática em questão.
Palavras-chave: Inclusão. Autismo. Adaptações Curriculares.
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