A INFLUÊNCIA DE VYGOTSKY NO DISCURSO LINGUÍSTICO PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL

Autores

  • Edna Misseno Pires Universidade Federal de Goiás
  • Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira Universidade Federal de Goiás

Resumo

O discurso educacional brasileiro para surdos contempla a proposta de
educação bilíngue, por isso, a discussão sobre a educação de surdos
atualmente se torna tão necessária e fundamental. Nesse sentido, o presente
artigo, que é um recorte da pesquisa de doutorado, tem como objetivo analisar
a influência de Vygotsky no discurso linguístico para educação de surdos no
Brasil. Para tanto, realizamos uma revisão sistemática da literatura, no período
de 1995 a 2015. Para a obtenção de teses e dissertações foi utilizado o
descritor “educação de surdos” usando como base de dados da CAPES
(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Outrossim,
foi compilado um total de 151 trabalhos, entre teses e dissertações, sendo 51
teses e 100 dissertações. Dos 151 trabalhos identificados foram selecionados
25 trabalhos que abordavam abordam especificamente os aspectos teóricos e
metodológicos da educação de surdo. Assim, concluímos que o pensamento
educacional brasileiro está pautado em três discursos: linguístico, político e
cultural. Porém, neste artigo atentaremos em explorar a influência de Vygotsky
no discurso linguístico visto que dos 25 trabalhos analisados o autor Vygotsky
foi citado em 14 trabalhos, totalizando 26 citações. Representando o autor
clássico que influencia o pensamento educacional brasileiro para educação de
surdos. Os estudos de Vygotsky serviram como argumentos para ideia de que
os surdos são capazes de estabelecer relações entre o pensamento e a
linguagem, contribuindo para os estudos no campo linguísticos desta área
culminando no reconhecimento da língua de sinais com língua.
Palavras-Chave: Surdez, bilinguismo e educação de surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas