FORMAÇÃO MUSICAL DAS PESSOAS CEGAS: POSSIBILIDADES A PARTIR DA MUSICOGRAFIA BRAILLE

Autores

  • Karla Cremonez Gambarotto Vieira Universidade Metodista de Piracicaba
  • Anna Maria Lunardi Padilha Instituto de Pesquisas Heloísa Marinho/RJ

Resumo

Este texto, parte da discussão teórica de uma pesquisa concluída em 2020, diz
respeito ao uso da Musicografia Braille como uma possibilidade de acesso ao
que há de mais desenvolvido na criação musical e como tal acesso é
fundamental para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores da
pessoa cega e/ou com deficiência visual. Temos por objetivo, com nossa
discussão, superar a face terapêutica e/ou de reabilitação da pessoa cega por
meio da música, bem como ultrapassar a prática apenas mnemônica da
reprodução do som. Entendemos a Musicografia Braille como uma via
alternativa para o desenvolvimento cultural desses indivíduos para que atinjam
os conhecimentos mais desenvolvidos historicamente. Para tal, nos ancoramos
na Psicologia Histórico-cultural e nos estudos da Defectologia de Vigotski, bem
como no materialismo histórico e dialético de Karl Marx. Uma vez publicado no
Brasil e traduzido à Língua Portuguesa no ano de 2004, o Manual Internacional
de Musicografia Braille deve ter ampla divulgação e ensino aos alunos cegos
e/ou com deficiência visual, de forma a possibilitar a inclusão cultural, por meio
do acesso ao sistema Musicográfico, nos estudos de música, a fim de que
aconteçam saltos de qualidade no desenvolvimento quanto as funções
psíquicas da pessoa cega. Concluímos, chamando a atenção para a
responsabilidade de não negarmos esse conhecimento de leitura e escrita
musicais aos cegos, por meio da Musicografia Braille, uma vez que tanto a
leitura quanto a escrita, nessa perspectiva teórica, são funções
complexas/culturais. Apontamos que o saber pode ser para todos, ou seja,
para aqueles com e sem deficiência, a partir das vias alternativas de ensino
quando há um impedimento psicofisiológico das pessoas com deficiência para
a formação em música.
Palavras-chave: Formação musical. Musicografia Braille. Pessoa Cega.
Leitura e escrita musical.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas