SABERES E ESTRATÉGIAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL MEDIADO POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este texto faz parte de uma pesquisa intitulada “Educação Especial: Saberes e
Estratégias de professores da Educação Infantil” que está sendo desenvolvida
no mestrado em Ensino na Educação básica do Programa de Pós-Graduação
do Centro Universitário Norte do Espírito Santo – CEUNES/UFES sob número
de aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa CAAE 15781619.3.0000.5063.
Tem como objetivo pesquisar e refletir sobre os saberes e as práticas dos
professores de Educação Infantil na área da Educação Especial. A
compreensão das práticas pedagógicas no campo da Educação Especial
contempla o modo como o professor da Educação Infantil se propõe a atuar
como mediador das aprendizagens dos alunos. Nesse sentido, explicitar sua
atuação é um importante sinalizador na compreensão de aspectos referentes
ao desenvolvimento das crianças, público-alvo da Educação Especial. A
pesquisa se referencia nos estudos de Vigotski (1993, 1998, 2011) e seus
colaboradores sobre as possibilidades de ensinar crianças com deficiência. A
compreensão das práticas pedagógicas e a influência destas no
desenvolvimento das crianças, público-alvo da Educação Especial, pautou os
estudos de Vigotski e seus colaboradores sobre a defectologia no início do
século XX. Sendo assim, o estudo é de natureza qualitativa e utiliza como
procedimento para a coleta de dados, a realização de grupos focais. As
participantes são as professoras, pedagoga e Diretora de uma instituição
pública de Educação Infantil da cidade de Pedro Canário, ES. A partir da
realização dos grupos focais, ressalta-se que do entrelaçamento da prática
pedagógica e as relações sociais de qualidade, muitas são as possibilidades
que podem emergir se vinculadas ao ensino e com vistas a se procurar os
caminhos alternativos de aprendizado que existem no campo da deficiência.
Palavras-Chave: Educação Especial, Educação Infantil, Práticas Pedagógicas,
Perspectiva Histórico-Cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.