SABERES E ESTRATÉGIAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL MEDIADO POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Aparecida Souza França Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rita de Cassia Cristofoleti Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este texto faz parte de uma pesquisa intitulada “Educação Especial: Saberes e
Estratégias de professores da Educação Infantil” que está sendo desenvolvida
no mestrado em Ensino na Educação básica do Programa de Pós-Graduação
do Centro Universitário Norte do Espírito Santo – CEUNES/UFES sob número
de aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa CAAE 15781619.3.0000.5063.
Tem como objetivo pesquisar e refletir sobre os saberes e as práticas dos
professores de Educação Infantil na área da Educação Especial. A
compreensão das práticas pedagógicas no campo da Educação Especial
contempla o modo como o professor da Educação Infantil se propõe a atuar
como mediador das aprendizagens dos alunos. Nesse sentido, explicitar sua
atuação é um importante sinalizador na compreensão de aspectos referentes
ao desenvolvimento das crianças, público-alvo da Educação Especial. A
pesquisa se referencia nos estudos de Vigotski (1993, 1998, 2011) e seus
colaboradores sobre as possibilidades de ensinar crianças com deficiência. A
compreensão das práticas pedagógicas e a influência destas no
desenvolvimento das crianças, público-alvo da Educação Especial, pautou os
estudos de Vigotski e seus colaboradores sobre a defectologia no início do
século XX. Sendo assim, o estudo é de natureza qualitativa e utiliza como
procedimento para a coleta de dados, a realização de grupos focais. As
participantes são as professoras, pedagoga e Diretora de uma instituição
pública de Educação Infantil da cidade de Pedro Canário, ES. A partir da
realização dos grupos focais, ressalta-se que do entrelaçamento da prática
pedagógica e as relações sociais de qualidade, muitas são as possibilidades
que podem emergir se vinculadas ao ensino e com vistas a se procurar os
caminhos alternativos de aprendizado que existem no campo da deficiência.

Palavras-Chave: Educação Especial, Educação Infantil, Práticas Pedagógicas,
Perspectiva Histórico-Cultural.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas