PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNOS SURDOS
Resumo
Sabemos que o ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos é
fundamental para reafirmar a cidadania e outros direitos ligados ao processo de
inclusão educacional, assim como o aprimoramento das práticas inclusivas.
Sabendo disso, O objetivo desse trabalho é analisar quais são as práticas
utilizadas por professores de Língua Portuguesa atuantes da rede de ensino
fundamental, visando o ensino e instrução de alunos surdos. A metodologia
escolhida é a pesquisa de campo, exploratória, sendo formato
quanti-qualitativa, utilizando-se dos procedimentos metodológicos de
questionários para alunos e entrevistas semi-estruturadas com base em
Piovesan; Temporini (1995); Martins; Theophilo (2016), Dalfovo (2008) e
Perreira (2006), junto aos professores da disciplina Língua Portuguesa para a
coleta de dados. Esta pesquisa é um requisito parcial à obtenção de título de
licenciado pleno em Letras – Língua Portuguesa, e está sendo desenvolvida
em duas escolas de ensino fundamental do município de Tomé-Açu. A respeito
do embasamento teórico, os autores mais relevantes são: Quadros (1997;
2003; 2019), Quadros; Schmiedt (2006), Quadros; Stumpf (2009), Baú; Kubo
(2009), Santana (2009), Libâneo (2013), Baptista (2015) e Fernandes; Silva
(2015). A partir desses embasamentos pontuamos que a pesquisa ainda está
em desenvolvimento, mas foi possível observar por meio da pesquisa
bibliográfica e início dos procedimentos metodológicos constatar que o
bilinguismo é: uma prática educacional importante, a qual adere a modalidade
visual do aluno surdo; são ferramentas para o ensino de línguas de uma forma
geral ou particular no processo de ensino-aprendizagem do alunos ouvintes e
surdos e uma das metodologias que podem ser utilizar para ensinar língua
Portuguesa ou Libras durante o percurso das atividades escolares.
Palavras-chave: Práticas. Língua Portuguesa. Inclusão educacional. Prática
educacional. Bilinguismo.
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