EDUCAÇÃO INFANTIL E A CRIANÇA COM SÍNDROME DE CORNÉLIA DE LANGE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Resumo
Com esse texto, queremos alcançar àqueles que buscam em sua práxis,
compreender as necessidades de cada aluno - sobretudo os que são
público-alvo da educação especial, ampliando as possibilidades de
aprendizagem e desenvolvimento destes, no que diz respeito à informação e
conhecimento da síndrome de Cornélia de Lange, uma síndrome rara que
surge por causa de alterações genéticas. Não nos restringimos apenas a área
da educação especial e inclusiva, mas almejamos que o presente texto possa
ser um balizador às áreas de conhecimento educacional, assim como aos
projetos interdisciplinares e atividades outras. Neste sentido, esse texto tem
como objetivo geral “investigar o processo de aprendizagem, desenvolvimento
e inclusão de uma criança com síndrome de Cornélia de Lange na educação
infantil”. A pesquisa referida usa como metodologia a pesquisa descritiva e o
estudo de caso do tipo etnográfico. O estudo foi desenvolvido em um Centro
Municipal de Educação Infantil (CMEI) no município de Vitória/ES. Para uma
fundamentação teórica e posterior análise dos dados, nos apoiamos nos
pressupostos de Vigotski e seus interlocutores, para que com isso, tenhamos
clareza ao discutir alguns apontamentos da prática escolar. A pesquisa nos
permitiu conhecer a síndrome Cornélia de Lange por meio de uma criança na
última etapa da educação infantil. Percebemos que o CMEI tem tentado ao
máximo incluir a criança em todas as atividades em que a turma está inserida,
mesmo em meio às dificuldades. Compreendemos que as mediações e
interações entre crianças-crianças e crianças-adultos têm contribuído para a aprendizagem e desenvolvimento do sujeito de pesquisa, bem como sua
inclusão no processo educacional como sujeito que aprende e ensina.
Palavras-chave: Síndrome. Cornélia de Lange. Educação Especial e Inclusiva.
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