TROCA DE SABERES ENTRE PROFESSORA DE MATEMÁTICA E ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Resumo
Este artigo dedica-se a compartilhar as trocas de saberes entre uma professora
de matemática e um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tendo
por objetivo geral entender como a relação entre a professora regente e o
aluno com TEA contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem em
matemática numa turma do 6º ano de uma instituição particular de ensino
regular na Grande Vitória-ES. A pesquisa é um estudo de caso de caráter
qualitativo, em que se utilizou como instrumento de coleta de dados o caderno
de observações, no qual há registros de diálogos com a professora de
matemática e observações feitas durante o acompanhamento com o aluno
autista em sala de aula e intervalos, além de uma prova do aluno, uma
atividade trabalhada pela professora e registros fotográficos. Debruçou-se nos
estudos de Lins (2009), Perez (2009), Toledo e Toledo (2009) e Paulo Freire
(1987; 1997; 2005) para possíveis apontamentos de nossas inquietações. Os
resultados mostraram que a relação professor/aluno construída contribuiu
significativamente no processo de ensino-aprendizagem do aluno em
matemática, uma vez que este se sentiu motivado, valorizado e notado pela
professora, fato que o tornou um aluno participativo nas aulas. Conclui-se que
não há receitas fixas para trabalhar com alunos autistas, sendo indispensável
acreditar, antes de tudo, que alunos com TEA apresentam a capacidade para aprender. Havendo a necessidade de refletir e analisar, como
docente/educador, a prática, o planejamento das aulas ante as especificidades
desses alunos, como também, sobretudo a refletir a maneira como se
observam as relações sociais existentes na escola, pois, na qualidade de
docentes, é preciso buscar ampliar os conhecimentos e trabalhar em conjunto.
Palavras-chave: Educação Matemática. Transtorno do Espectro Autista.
Ensino fundamental.
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