TAMPIMÁTICA E O PENSAMENTO ARITMÉTICO: QUANTIFICANDO E REPRESENTANDO NÚMEROS COM UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Elcio Pasolini Milli Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo
  • Edmar Reis Thiengo instituto Federal do Espírito Santo

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação em
Ciências e Matemática realizada com um estudante com deficiência intelectual
do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O
objetivo foi analisar o desenvolvimento do pensamento aritmético de um
estudante com deficiência intelectual em sala de aula. Para este artigo foram
selecionadas as experiências da pesquisa direcionadas à apropriação da
quantificação e da representação numérica, utilizando o produto educacional
desta pesquisa, o Tampimática. Trata-se de uma investigação fundamentada
no método funcional da estimulação dupla desenvolvido por Vigotski, aliado à
observação livre discutida por Triviños. Discute as potencialidades da pessoa
com deficiência intelectual de acordo com o desenvolvimento cognitivo, no que
tange às possibilidades de emancipação do sujeito numa perspectiva dialógica,
desenvolvido a partir dos processos de mediação. Aponta discussões sobre o
pensamento aritmético, caracterizando as relações entre as construções de
novos signos por meio da educação matemática crítica, trabalhada numa
perspectiva inclusiva. Contém observações e experiências vivenciadas na
prática pedagógica junto ao Proeja, explorando o Tampimática, ao trabalhar a
quantificação e a representação numérica. Destaca-se nesta investigação a
contribuição da mediação e as relações sociais nos processos compensatórios
para superação das dificuldades relacionadas à deficiência intelectual. Em
relação ao aluno participante desta pesquisa, foi considerado que os meios
auxiliares, como a fala, os gestos, as atividades escritas e os objetos
manipuláveis contribuíram no processo de compensação para o desenvolvimento do pensamento aritmético. Assim, foi possível discutir a
educação matemática inclusiva como forma a superar nossas dificuldades e
desenvolver novas potencialidades, colaborando no processo de transformação
educacional.
Palavras-chave: Deficiência intelectual; Pensamento Aritmético; Quantificação
e Representação Numérica; Tampimática; Proeja. 

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas