PROJETO LITERATURA ACESSÍVEL: ADAPTAÇÃO DO CONTO “MISSA DO GALO” ATRAVÉS DA LEITURA FÁCIL

Autores

  • Vanessa de Oliveira Dagostim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Jéssica Viganico Cardozo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Catarine Kemper Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Resumo

O presente texto apresenta o projeto de pesquisa “Literatura Acessível”,
desenvolvido no segundo semestre de 2020 no Campus Sapucaia do Sul do
Instituto Federal Sul-rio-grandense. O projeto pretende analisar a aplicação da
técnica da Leitura Fácil na adaptação de textos literários para pessoas com
deficiência intelectual (DI). A adaptação de textos literários para pessoas com
DI tem o objetivo de tornar as obras literárias acessíveis para essas pessoas,
levando em conta a importância de que elas sejam incluídas em práticas de
ensino e culturais. O processo de adaptação deve levar em conta o objetivo do
docente na atividade de leitura e as características destes indivíduos,
oportunizando a construção de sentido de possibilitar que o ato da leitura seja
possível. Para isso, a equipe do projeto de pesquisa selecionou o conto “Missa
do Galo”, de Machado de Assis já em domínio público, para realizar a
adaptação dele. Será utilizada a técnica da Leitura Fácil, que compreende a
adaptação textual, diagramação e inclusão de ilustrações. A Leitura Fácil é um
modo de escrita criado na Suécia, nos anos 60, que facilita a compreensão e
contribuiu para conseguir mais equidade em sociedades caracterizadas por
esta diversidade, pois compreende que a linguagem é um dos campos de luta
pela inclusão. Ela pode ser utilizada para adaptação de textos informativos,
expositivos e literários (especialmente a prosa), o que a diferencia de outros
métodos, demanda crescente em nossa instituição e sociedade como um todo,
ao considerarmos o significativo número de estudantes com deficiências
cognitivas que chegam ao ensino médio. Através deste projeto, buscamos
contribuir de forma consistente nas práticas de acessibilidade cognitiva e
educação de pessoas com deficiência intelectual no ensino médio e
profissional, sobretudo no ensino de línguas e nas pesquisas linguísticas sobre
o processo de leitura e aprendizagem deste público.
Palavras-chave: Adaptação. Literatura acessível. Processo de leitura e
aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas