O ACESSO AO CURRÍCULO ESCOLAR POR ALUNO COM DEFICIÊNCIA ATENDIDO EM AMBIENTE DOMICILIAR

Autores

  • Sandra Adriana Scarpatti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rita de Cassia Cristofoleti Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente estudo é parte integrante da dissertação de mestrado de uma
pesquisa intitulada: Educação Inclusiva sob a ótica da Educação Especial na
Rede Municipal de Educação de São Mateus/ES: O Acesso ao Currículo
Escolar por um Aluno com Deficiência Atendido em Ambiente Domiciliar. Tem
por objetivo conhecer e analisar as práticas pedagógicas utilizadas no processo
de ensino-aprendizagem de um aluno com deficiência, matriculado no ensino
fundamental, ciclo de alfabetização, da rede municipal de ensino de São
Mateus/ES, em ambiente domiciliar. Este estudo recorre teoricamente e
metodologicamente nas contribuições de Vygotsky (2011), precursor da teoria
histórico-cultural, bem como de outros autores cujos trabalhos se baseiam
nessa mesma fundamentação. A partir da Política Nacional da Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008, os sistemas de ensino
precisaram organizar recursos e serviços a fim de atender a todos os
estudantes da educação especial. Dentre os serviços disponibilizados para
essa modalidade surge o professor do atendimento domiciliar para estudantes
com necessidades educacionais severas, quando suas condições de saúde
exigirem. A partir desse contexto, surge o problema de pesquisa: Como o aluno
com deficiência atendido pelo serviço de professor domiciliar se apropria do
currículo escolar, mais especificamente do processo da leitura e da escrita em
fase de alfabetização? O princípio metodológico a ser utilizado trata-se do
qualitativo, através da pesquisa participante. A observação do processo de
ensino-aprendizagem da leitura e escrita do estudante, ocorrerá durante o
atendimento/aulas da professora domiciliar. A pesquisa encontra-se em
andamento, na parte da revisão bibliográfica, o que permite parcialmente
concluir que o atendimento domiciliar na área da Educação Especial é algo que
vem sendo construído e pensado a fim de garantir a inclusão efetiva de alunos
com deficiência, embora observe-se que ainda temos poucas pesquisas que
tratam do Atendimento Domiciliar na Educação, em território brasileiro.
Palavras-chave: Educação Especial Inclusiva. Atendimento Domiciliar. Teoria
Histórico-Cultural.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas