ENSINO DE ARTE E PRÁTICA DOCENTE: CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DO FAZER DOCENTE DE UMA PROFESSORA DE ARTE EM PERSPECTIVA
Resumo
O presente texto se configura como um recorte da dissertação intitulada “A
Sociologia Figuracional no fazer docente de uma professora de arte com um
estudante com baixa visão” apresentada ao Programa de Pós-Graduação em
Educação – PPGE/Ufes em maio de 2020. Para realização deste artigo,
objetivamos apresentar dados e discussões que nos permitiram tecer
compreensões sobre a dinâmica e condições de realização do trabalho da
professora de Arte com estudantes em condição de deficiência visual
matriculados no sistema estadual de ensino do estado do Espírito Santo.
Utilizamos de registros em diário de campo realizados a partir da observação e
nossa atuação em contexto, de registros fotográficos, bem como dos
“resultados” de entrevistas semiestruturadas que envolveram os profissionais
que constituem a equipe gestora, e profissionais que atuam e atuaram com o
estudante com deficiência visual e a própria professora de arte e a família na
figura da mãe. O aporte teórico esteve baseado nos constructos da Sociologia
Figuracional elaborada por Norbert Elias (1994, 2001) em diálogo com a
literatura que versa sobre a prática pedagógica junto ao estudante com
condição de deficiência visual. Como considerações finais, os dados nos
permitiram destacar que as práticas do professor/a de Arte do estado do Espírito Santo podem ser comparadas a uma melodia. Conforme destaca Elias,
“[...] não se compreende uma melodia examinando-se cada uma de suas notas
separadamente, sem relação com as demais” (ELIAS, 1994, p. 25). Desse
modo, vimos considerando neste estudo que para analisar o fazer docente do/a
professor/a de arte, não se pode compreender essas práticas pedagógicas
e/ou esse “fazer” do professor/a de Arte sem também considerar a estrutura
maior que está colocada no cenário em que esse/a profissional atua,
materializada nos tempos de planejamento, nos espaços físicos adequados,
em melhores condições de salário e trabalho e entre outros.
Palavras-chave: Ensino de Arte. Deficiência Visual. Formação Docente.
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